Itinerário Formativo

O que são itinerários formativos?

Os Itinerários Formativos são conjuntos de opções que os estudantes do Ensino Médio podem escolher, tais como disciplinas, projetos e oficinas. Esses itinerários podem se concentrar no aprofundamento em uma área específica de conhecimento ou na formação técnica e profissional (FTP), podendo até mesmo combinar conhecimentos de diversas áreas e da FTP. É importante destacar que a ideia é que os itinerários formativos, não se limitem a aulas expositivas, mas que sejam estruturados em formatos mais dinâmicos, proporcionando uma participação mais ativa e engajada dos alunos. Isso pode ser alcançado através de grupos de estudo, oficinas, laboratórios, projetos, entre outras atividades.

O Novo Ensino Médio divide a carga horária entre os Itinerários formativos e as disciplinas obrigatórias estipuladas na BNCC, contemplando habilidades e competências relacionadas a Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Quais são os itinerários formativos?

Cada escola possui autonomia para estabelecer quais Itinerários formativos serão oferecidos e como serão estruturados, considerando suas particularidades e restrições, bem como as necessidades da comunidade escolar. Dessa forma, a escola pode garantir que os alunos aprendam habilidades e conhecimentos que contribuirão para o desenvolvimento de seus projetos de vida, permitindo que se tornem cidadãos autônomos e profissionais bem-sucedidos.

Segundo a BNCC, os Itinerários  serão divididos em quatro campos do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Eixos estruturantes 

Cada Itinerário Formativo deve englobar ao menos um dos quatro Eixos Estruturantes definidos pela BNCC:

1) Investigação Científica: utiliza a ciência como base para investigar a realidade e interpretar ideias, promovendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade por meio da aplicação de práticas científicas e habilidades metodológicas.

2) Processos Criativos: estimula a arte, cultura, mídia e o fazer criativo, contribuindo para a construção de experimentos e soluções inovadoras para a vida social.

3) Mediação e Intervenção Sociocultural: explora questões relacionadas à vida humana e ao planeta, atuando na mediação de conflitos e solução de problemas da comunidade, com foco em questões socioambientais e culturais.

4) Empreendedorismo: concentra-se no conhecimento do ambiente e do contexto de trabalho, estimulando a iniciativa empreendedora, desenvolvimento de produtos e serviços e autonomia na articulação do próprio projeto de vida, com base na criatividade, tecnologia e inovação.

COMO SERÃO OFERTADOS NO CEEJA BOTUCATU?

No CEEJA Botucatu, os itinerários formativos são oferecidos em três formatos: palestras, oficinas e atividades de investigação científica. Os estudantes têm a liberdade de escolher a opção que mais se identifica com seus interesses e objetivos. Nossos professores estão sempre disponíveis para responder todas as dúvidas que possam surgir. 


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