Os Itinerários Formativos são caminhos flexíveis e integrados que os estudantes do Ensino Médio podem escolher para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências específicas. Eles reúnem diversas atividades – como oficinas, projetos, grupos de estudo, laboratórios e palestras – que vão além da tradicional aula expositiva, promovendo uma participação ativa e engajada dos alunos. Essa proposta permite combinar saberes de diferentes áreas e, em alguns casos, integrar a formação técnica e profissional, contribuindo para a construção de um projeto de vida sólido e para a preparação para o mercado de trabalho.
Como o Novo Ensino Médio se Articula com os Itinerários:
No Novo Ensino Médio, a carga horária é distribuída entre as disciplinas obrigatórias, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os itinerários formativos. Essa divisão garante que os alunos desenvolvam habilidades essenciais em áreas como Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, ao mesmo tempo em que se aprofundam em temas de seu interesse. Dessa forma, os itinerários se apresentam como espaços para o aprendizado dinâmico e interdisciplinar, promovendo experiências que vão desde a investigação científica até o empreendedorismo e a mediação sociocultural.
Cada escola tem autonomia para definir os itinerários que melhor atendem às necessidades da sua comunidade. Segundo a BNCC, os itinerários podem ser organizados em quatro campos do conhecimento:
• Linguagens e suas Tecnologias
• Matemática e suas Tecnologias
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias
• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Além disso, cada itinerário deve contemplar pelo menos um dos quatro eixos estruturantes:
1. Investigação Científica: Incentiva o uso do método científico para investigar a realidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida por meio da aplicação de práticas e técnicas de pesquisa.
2. Processos Criativos: Estimula a criatividade por meio da arte, cultura, mídia e outras atividades que geram soluções inovadoras para desafios sociais.
3. Mediação e Intervenção Sociocultural: Promove o debate e a ação em questões socioambientais e culturais, capacitando os alunos a atuarem na resolução de conflitos e na transformação da comunidade.
4. Empreendedorismo: Foca no desenvolvimento da iniciativa pessoal e na compreensão do ambiente de trabalho, incentivando a criação de projetos e a autonomia na realização do próprio projeto de vida.
O CEEJA Botucatu prioriza um formato de atividades dinâmicas e interativas para os itinerários formativos. A maioria dessas atividades é composta por experiências práticas que estimulam a experimentação, a criatividade e o pensamento crítico, além de incluir materiais de estudo cuidadosamente selecionados. Os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades específicas enquanto acessam conteúdos teóricos que possibilitam o aprofundamento de seus conhecimentos. Essa abordagem integrada, que une teoria e prática, é o padrão adotado para garantir um aprendizado significativo e alinhado ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada aluno.